sábado, 15 de novembro de 2008

TRATAMENTOS

Dia 4 de Novembro, detectei alguma varroa nos meus apiários, e já na cresta tinha visto nos cortiços do ti Júlio, então decidi tratar urgentemente.
Andei a tratar nas últimas semanas, pelo que das minhas só me faltam os três apiários de Querença, e as que estão espalhadas que apanhou o meu pai, bem como os cortiços do ti Júlio.
Tenho feito o tratamento com TIMOL II.

Venda do mel

Terça passada, 11 de 11 de 2008, foi o sr Manel de Messines carregar (finalmente), o mel a Cachopo, pois já por três ou quatro vezes tinha combinado e tinha falhado, assim de manhã carregou o da D. Natalina, e depois o do Carlos do Almarginho (2 bidons), e em seguida o do Carlos da Medronheira (5 bidons). Almoçamos no Charrua, ele pagou o almoço, em seguida fomos carregar o meu (10 bidons - 2.866kg) e o do Barão, que estava junto ao meu (3 bidons - 969kg), fez o pagamento na hora a 2,15€ o kg, acabou por correr bem o negócio.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

ALERGIA

Pois é ontem foi mais um dia complicado, fui ver todos os apiários da serra com excepção do de Laracha, estavam todos mais ou menos, e depois qd chequei a casa, fui arrumar a carrinha para abalar para Sevilha para ir buscar a Carla, picou-me uma abelha na vista e voltou o pesadelo, pois com este meu problema das alergias, cada vez que me pica uma fico com o coração na mão, começou a dar-me impressão na garganta e a ficar com muita comichão nas mãos, tinha que partir para Sevilha para ir buscar a Carla e o Rafa, e com a alergia a começar, já não sabia o que fazer, o meu irmão ligou para o 112 e eu disse que não valia a pena pois já tinha estado pior noutras vezes, abalei para Tavira e caso piorásse logo ligava para o 112, fui preocupado até Tavira, pois a impressão na garganta continuava e ao falara tinha a voz alterada, mas graças a Deus cheguei em bem a Tavira e depois como ainda não me sentia muito bem encostei na rotunda e só meia hora depois parti para Sevilha, correu tudo bem e às 8:30 já estava em Loulé com a família, já com as saudades mortas.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Visita aos Apiários

Fui com o Paulo e o Hélio visitar as minhas colmeias da zona de Querença, tenho lá em três sítios, mais um no cruzamento do B. Velho, são apenas 4 ou 5 em cada sítio, pois por agora o objectivo é apenas conservar as malhadas, para o caso de eu continuar com as abelhas e querer aumentar tenho lá 3 sítios bons, dei autorização ao Paulo que coloque comleias nos meus apiários inclusive no outro que era do Sr. Analide junto ao ribeiro, onde eu não tenho nenhuma, o Paulo tinha 12 meias alças com cera como eu lhe pedi ontem. Eu disse-lhe para ele de vez em quando ir lá ver se estava algum enxame de fora e que podia ficar com ele.
Depois fui à InForma, no NERA, e simceramente fiquei um pouco desiludido, quer com a feira quer com o Fórum Empreendedorismo e Inovação, continuo com a idéia que no Algarve estas coisas são apenas para aquele grupo restrito da UA, e tudo alí à volta, achei um pouco triste que os três oradores que estavam a falar nos concursos de idéias fossem todos formados doutorados etc. não é que tenha nada contra isso, pelo contrário, mas o que pensa um jóvem que tenha o 12.º ano, fica com a idéia de que aquilo é só para este tipo de pessoas, e que o empreendedorismo não se aplica a outros sectores da população, quantos empreendedores não têm doutoramentos e quantos nem sequer curso superior.
Amanhã vou para Cachopo, quero ir visitar as colmeias da serra, e depois no Domingo vou a Sevilha buscar a Carla e o meu Rafita, já estou com saudades dos dois, (principalmente do meu terrível).

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Formação, Cinegética, Apicultura

Ontem foi um dia complicado para mim, senão veja-se:
Quarta fui para Cachopo para a casa dos meus pais, tive com a minha mãe a soldar cera até altas horas, depois levantei-me ontem cedo, soldei mais cera e preparei as alças para levar para os apiários do Azinhal, levei a carrinha do meu pai e ele o meu jeep, depois tinha planeado o dia da seguinte forma: Chegava ao Azinhal às 12:00, saía do primeiro apiário às 13:00, do segundo às 13:30, do terceiro às 14:00 e do quarto às 15:00, chegava a Tavira às 16:00 e dava a formação que estou a dar na Nora Velha (Higiene e Segurança no Trabalho em Serviço de Andares), saía às 18:30 e ia dar a formação em São Brás de Alportel (Gestão Cinegética) das 9:00 às 22:00, estava tudo a correr muito bem até chegar perto do Hotel onde dou a formação em Tavira, pois a carrinha do meu pai avariou, (15:50) fumo e óleo por todo o lado, telefonei ao reboque, veio buscar a carrinha, o senhor do reboque deixou-me na formação e avisou o táxi para me vir buscar às 18:30, esqueci-me de referir que esperei uma hora pelo reboque e que como a carrinha tinha umas 20 alças com cera puxada, parecia um enxame gigante no meio da rotunda, assim dei a formação em Tavira, só consegui dar duas horas e fiquei de compensar a outra posteriormente, em seguida consegui chegar a S. Brás às 18:55 e dei a formação normal, às 22:00 vim à boléia com um formando para Loulé, e só ao chegar a casa consegui falar com o mecânico (Carlinhos), que me disse que gostaria de me dizer o que tinha a carrinha, mas as abelhas não o tinham deixado chegar perto, pelo que esta manhã tive de ir logo bem cedo buscar as alças e já as fui colocar nos apiários que tenho na zona de loulé.
E acabei de saber enquanto escrevo estas palavras que foi um cano que rebentou e deve ter queimado a junta de cabeças.
É a vida...

Apicultura em modo de produção biológico

Pois é, este fim de semana passado fomos a Nisa e a Bragança, na sequência do curso de Apicultura em modo de produção Biológica, achei muito interessante e muito útil, hoje já fui colocar, mais umas alças nos apiários de Quarteira e Fábrica do Cimento, no primeiro a floração começou a descair, no segundo parece que ainda aguenta uns tempos, pois o rosmaninho ainda tem algumas flores a quererem romper, depois conto a viagem, pois de momento tenho que ir ver outros apiários.